segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Metodologia da Conferência Nacional de Juventude

Os debates da 1ª Conferência Nacional de Juventude acontecerão em etapas em três vias:
Presencial: os participantes se encontram para discutir por local, cidade ou estado. Redes: os participantes se encontram para discutir por pertencer a uma mesma rede, como um movimento social ou organização. Virtual: os participantes apresentam suas opiniões e propostas neste portal da Conferência

1. VIA PRESENCIAL Etapas Preparatórias: Elas debatem o tema, apresentam propostas mas não elegem delegados:

Pré-conferências no âmbito das instituições de ensino (escolas e universidades).
Conferências Municipais Preparatórias – serão realizadas pelos municípios que não possuem órgão institucional específico de juventude.
Etapas Eletivas: Elas debatem o tema, apresentam propostas e elegem delegados:
Conferências Municipais Eletivas – serão realizadas nos municípios que possuem órgão institucional específico de juventude. Poderão eleger até 2 delegados, sendo 1 do poder público e 1 da sociedade civil organizada. Os delegados serão eleitos por voto uninominal dos participantes. Ao total serão admitidos até 500 delegados oriundos destas etapas na conferência nacional.
Conferências Estaduais – serão realizadas no âmbito dos estados. Elegerão até 1200 delegados de acordo com a proporção: Até 2,5 milhões: 15, de 2,5 a 5 milhões: 25, de 5 a 7 milhões: 40, de 7 a 10 milhões: 60, de 10 a 15 milhões: 75, de 15 a 30 milhões: 100, mais de 30 milhões: 200

2.VIA DAS REDES

Conferências Livres: As conferências livres são uma inovação frente aos processos de conferência realizados em outras áreas. Seu objetivo é ampliar e diversificar as formas de participação na conferência. Elas poderão ser organizadas nos mais variados âmbitos da sociedade civil e poder público. As entidades ou entes proponentes terão liberdade no formato e metodologia destas etapas. Se desejarem, podem inclusive integrar as conferências livres às dinâmicas já existentes na sociedade, como encontros nas escolas, conselhos (saúde, educação, meio ambiente), festivais de cultura, projetos sociais, mobilizações temáticas.
As conferências livres não precisam ser restritas a apenas um evento, podendo estabelecer processos contínuos por meio de diversos encontros. Quanto à dimensão geográfica, também não há limitações. Poderá haver conferências livres por bairro, cidade, estado, regiões, bairro, regional, microbacias, biomas ou inter-estadual. Para serem reconhecidas devem enviar um relatório contendo os produtos (desafios e soluções) e ata com lista de presença.
Consulta Nacional às Populações Tradicionais: A consulta é outra inovação da Conferência Nacional de Juventude. Seu objetivo é efetivar a participação quilombolas, indígenas, terreiros e ciganos. Elas serão realizadas no âmbito nacional e estimularão a realização de Conferências Livres em suas redes. A consulta elegerá até 60 delegados à etapa nacional.

3.VIA VIRTUAL

Consulta ao Texto Base: Qualquer pessoa poderá opinar sobre o texto-base, podendo incluir desafios e alternativas de solução, indicando grau de acordo com as propostas apresentadas. As priorizações e comentários serão consideradas como subsídios às discussões durante a etapa nacional.
Fórum das Bandeiras: Este fórum será o espaço virtual de reunião das diversas bandeiras da juventude, em uma relação direta ao lema da conferência. Cada bandeira levantada irá gerar um ambiente de discussão pública e interação entre atores. O ambiente compartilhará proposições, documentos e outras expressões.
Sarau Virtual: Além da forma tradicional de expressão na apresentação de propostas e comentários aos debates, a conferência vai comportar: - Espaço de expressões artístico-culturais (música, poesia, artes plásticas, teatro, histórias de vida ...), - Expressões que podem ser associadas a bandeiras, desafios e alternativas de soluções. - As expressões podem ser divulgadas no ambiente virtual em áudio, video, imagem e texto para serem comentadas e votadas.

Relação de Delegados

A Conferência Nacional de Juventude terá a participação de 2000 delegados vindos da sociedade civil e do poder público segundo distribuição abaixo:

Etapas Estaduais - 1210
Etapas Municipais Eletivas - 500
Consulta Nacional - 60
CONJUVE - 120
Poder Público - 120
TOTAL - 2000

Delegados das conferências estaduaisAs vagas para delegados nas conferências estaduais estarão organizadas segundo proporção relativa à população de cada Unidade da Federação.

Faixa de Habitantes
Delegados

Até 2,5 milhões
15
De 2,5 a 5 milhões
25
De 5 a 7 milhões
40
De 7 a 10 milhões
60
De 10 a 15 milhões
75
De 15 a 30 milhões
100
Mais de 30 milhões
200

Nenhum comentário: