segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Conferência vai debater novas estratégias contra transposição

Atividade será realizada em Sobradinho (BA) entre 25 e 27 de fevereiro; encontro é iniciativa de representantes de entidades que acompanharam a luta e o jejum de Dom Cappio pelo fim da transposição
Para fazer um balanço das recentes mobilizações contra a transposição do rio São Francisco e discutir quais serão as próximas estratégias de luta, representantes de movimentos sociais estão convocando a Conferência dos Povos do São Francisco e do Semi-Árido, que irá acontecer em Sobradinho (BA), de segunda a quarta-feira (25 a 27 de fevereiro). O encontro é uma iniciativa de representantes de entidades que acompanharam a luta e o jejum de Dom Cappio pelo fim da transposição.
De acordo com a organização do evento, com a greve de fome de frei Luiz, no final do ano passado, as lutas em torno do São Francisco e do Semi-Árido ganharam nova dimensão. Assim, um dos objetivos do encontro é discutir a expansão e ampliação da unidade em torno da luta, além de organizar o apoio existente no Brasil ao gesto de Dom Luiz Cappio e transformá-lo em ação organizada.
Durante os três dias, haverá palestras, debates, trabalhos em grupo e plenárias para discutir o contexto atual do Semi-Árido, a necessidade e viabilidade do projeto de transposição do rio. Representantes de comunidades indígenas, quilombolas e pescadoras terão espaço para expor suas realidades.
Os organizadores da Conferência esperam a participação de mais de 130 pessoas de todas as regiões do São Francisco e do semi-árido. No dia 25 de fevereiro, em uma sessão especial na Câmara Municipal de Sobradinho será entregue a Dom Cappio o título de cidadão da cidadeA conferência acontecerá no Centro Comunitário Antônio Conselheiro, Sobradinho (BA). Entre os palestrantes estarão o economista César Benjamin, economista do Pacs Marcos Arruda, engenheiro João Abner.

Nenhum comentário: