Cerca de 200 delegados e delegadas sindicais participaram do primeiro seminário da 14ª Campanha Salarial 2008/2009, com objetivo de construir o documento que será a base das negociações com a classe patronal em janeiro de 2008. O evento aconteceu em Juazeiro nos dias 23 e 24 de novembro com a presença de delegados e delegadas dos municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Lagoa Grande e Cabrobó, do Estado de Pernambuco, e dos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho, Curaçá e Abaré, na Bahia.
De acordo com o Secretário de Assalariados do STTR de Juazeiro, Ariosvaldo Cardoso, o seminário apontou avanços relevantes para os trabalhadores da hortifruticultura, como a proposta salarial de R$ 455,00 com piso de 20% acima do salário mínimo. Segundo ele, as propostas construídas no seminário foram levadas à apreciação dos trabalhadores rurais nas assembléias, que aconteceram no dia 8 de dezembro em Juazeiro e no dia 16 de dezembro em Petrolina.
Ao longo dos anos, a Convenção Salarial se tornou um importante instrumento de conquistas dos trabalhadores, porém alguns pontos da convenção, como transporte, hora extra e instalações adequadas de trabalho ainda são desrespeitados. Para garantir o cumprimento da lei os sindicatos realizam um trabalho de fiscalização e notificam as inadimplências ao Ministério do Trabalho para tomar as devidas providências.
Segundo estimativas dos STTRs da região, no Vale do São Francisco existem cerca de 180 mil trabalhadoras e trabalhadores rurais assalariados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário