sábado, 19 de janeiro de 2008

Sancionada lei que cria Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

O presidente Lula sancionou, no último dia 27/12 o projeto de lei do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB/BA) que institui o dia 21/01 como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A criação do projeto do dia nacional foi inspirada numa lei semelhante, de âmbito municipal, criada pela vereadora soteropolitana Olívia Santana (PCdoB). A data foi escolhida em homenagem à memória de Mãe Gilda, Yalorixá do Terreiro Abassá de Ogum, em Salvador, que morreu no ano 2000, depois de ter a sua imagem depreciada pelo Jornal Folha Universal
Para o deputado Daniel Almeida, apesar da motivação do projeto ter sido um episódio ocorrido na Bahia, o combate à intolerância religiosa se faz necessário em todo o país. “Esse dia é muito importante para a reflexão, a mobilização e o debate em torno da superação desse problema”, afirma Almeida. Ainda segundo o deputado, o respeito às diferentes práticas religiosas é um elemento importante para o desenvolvimento da democracia brasileira.

Para Almeida, a intolerância religiosa no Brasil foi praticada durante quase toda a história nacional. Essa intolerância redundou em processos repressivos patrocinados pelo Estado, acatados pela Justiça e levados a efeito pela polícia. O deputado lembra ainda que a Constituição Federal traz a garantia explícita de que a liberdade de culto e crença é assegurada a instância máxima de nossas leis.

Esse é o primeiro projeto de lei de autoria do deputado que é aprovado na íntegra, sem nenhuma alteração por parte das casas do poder legislativo, nem do presidente da República. “Nós deputados podemos, a todo o momento, intervir de maneira positiva na vida da população, mas isso acontece com mais freqüência através de emendas e alterações em projetos. Ter um projeto de lei da minha autoria sancionado e com um nível de aprovação como esse é motivo de muito orgulho”, destaca Almeida.

De Salvador,Rodrigo Rangel Jr. com agências

Nenhum comentário: