domingo, 20 de janeiro de 2008

Fetag participa de reunião sobre biocombustíveis no Incra


O Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da coordenação de biocombustíveis e em parceria com a Cooperação Técnica Alemã – GTZ, realizou no Incra, em Salvador, uma reunião para debater o planejamento da safra 2008 de oleaginosas e também discutir e apontar os principais problemas do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel do Governo Federal. A reunião foi realizada com representantes da Fetag Bahia, da COOPAF – Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Estado da Bahia e empresas que trabalham junto à agricultura familiar na compra de oleaginosas para a produção do biodiesel.
O Coordenador Geral de Biocombustíveis do MDA, Jânio Rosa, fez uma análise positiva do primeiro ano de trabalho dos pólos de biodiesel no Estado e afirmou que a realização de reuniões como aquela serão constantes para que o trabalho siga com êxito.
Entre os temas debatidos, destacaram-se a política de inclusão social no programa, com a inserção da agricultura familiar e assentados de reforma agrária na cadeia produtiva do biodiesel, e a questão da assistência técnica e capacitação dos pequenos produtores.
Os participantes identificaram algumas dificuldades na realização da assistência técnica. Para superá-las na safra de 2008 foi criado um Grupo Gestor Emergencial, composto pela COOPAF, MDA, Fetag-BA, EBDA e Brasíl Ecodiesel.
A Fetag Bahia já viabilizou a compra de mais de duas mil toneladas de mamona da agricultura familiar para a produção do biodiesel. Além de fomentar o cultivo das oleaginosas, a entidade tem desenvolvido um trabalho de incentivo à organização dos agricultores familiares em associações e cooperativas.

Nenhum comentário: