"Bom de cama é quem usa camisinha". Este é o slogan da campanha de prevenção à Aids para o carnaval 2008, lançado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no Rio de Janeiro. Com foco na população jovem feminina, a campanha traz uma novidade este ano - 100 mil tatuagens temporárias, com a inscrição "Tenho atitude. Uso camisinha", que serão distribuídas no Rio de Janeiro, em Recife/Olinda e em Salvador. Nessas cidades, também serão distribuídas 100 mil bandanas, com a mesma frase.
A campanha é composta também por um filme de 30 segundos e por três spots de rádio nos ritmos do samba, frevo e axé, que serão veiculados até 5 de fevereiro. Foram produzidos ainda 3,5 milhões de folders de prevenção e 700 mil cartazes auto-adesivos para serem fixados em banheiros de bares e restaurantes das cidades com maior fluxo de pessoas durante o carnaval.
O Ministério da Saúde distribuiu 19,5 milhões de preservativos para estados e municípios.
As peças da campanha reforçam a estratégia da campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids de 2007, estimulando a mulher jovem a exigir o uso do preservativo em todas as suas relações sexuais.
Maiores vítimas
As mulheres jovens foram escolhidas como público-alvo da campanha de carnaval porque a Aids afeta mais o sexo feminino entre 13 e 19 anos. Para cada 6 meninos com aids, há 10 meninas. De acordo com pesquisas de comportamento sexual do Ministério da Saúde, pessoas entre 15 e 24 anos têm mais parceiros eventuais do que indivíduos de outras faixas etárias.
Dados do Ministério também indicam que 87% dos homens de 16 a 19 anos usam camisinha nas relações sexuais eventuais, mas só 42% das mulheres usam preservativo com nesse tipo de relação.
Considerando todas as faixas etárias, para cada 15 homens com Aids, há 10 mulheres.
Fonte: Ministério da Saúde
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